quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pasta com Pomodoro e Basilico


Simples e saboroso!
Para uma refeição rápida é perfeito! Por questão de disponibilidade, usei tomates pelados em lata, ao invés dos frescos, e complementei com tomates-cereja frescos.
.
Penne com Tomates e Manjericão, daqui.


Para 4 porções
400 g de tomates frescos - usei uma lata de tolates pelados
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de folhas de manjericão - usei o pequeno
pitada de orégano
sal marinho
pimenta-do-reino - usei a calabresa seca, só a polpa
parmesão ralado
400 g de espaguete - usei penne

Coloque abundante água para ferver em um caldeirão. Lave bem os tomates e com cuidado retire o talinho da parte inferior dos tomates. Com uma faca pequena e afiada, faça um X na parte superior dos tomates. Deve ser um corte raso, cortando a pele e evitando cortar a polpa. Prepare um recipiente com água e muito gelo. Coloque os tomates na água fervente ferva por cerca de 1 minuto (ou até que a pele se enrugue levemente). Retire imediatamente da água fervente e leve ao recipiente com água e gelo.
Escorra os tomates e retire a pele. Corte os tomates ao meio no sentido horizontal e esprema levemente para retirar as sementes. Pique os tomates e reserve.

Em uma frigideira ou panela rasa, coloque o azeite de oliva, acrescente o alho picado e refogue por 30 segundos. Coloque os tomates, misture bem e abaixe o fogo. Cozinhe por cerca de 20 minutos para que os tomates fiquem macios. Acrescente o orégano, manjericão, sal e pimenta-do-reino. Acrescentei os tomates cereja e deixei no fogo o suficiente para aquecê-los.

Cozinhe o espaguete como de costume e sirva com o molho.

29 comentários:

Filipa disse...

Lurinha esta receita veio mesmo a calhar, estou com uma caixa de tomates cereja no frigorífico mas não sabia muito bem onde os usar e agora já sei!

Beijinhos

Unknown disse...

Laurinha,
que massa linda, a sua foto ficou tão linda!! Merece ir para uma revista.
Adoro macarrão assim, do jeitinho que vc fez.
Bjs

Anônimo disse...

Que cores lindas...este é o tipo de prato que a gente vê e já fica com fome...beijos

Marizé disse...

O perfume dos meus magericões já se sente quando vou à rua.
Esta receita fez-me lembrar a delicadesa dos pratos simples e por isso deliciosos.

Bjs

risonha disse...

Laurinha, essas fotos estão indecentes... são quase horas de almoço e lá fiquei eu a morrer de fome.

Isabel de Miranda disse...

Simplesmente delicioso....beijinhos doces

Anônimo disse...

Não há nada mais fácil, mais rápido ou mais delicioso. Adoro! E quebra qualquer galho!

Beijo *
Mariana

Isabel (pipoka) disse...

Este é um dos meus molhos favoritos para acompanhar com massa...uma delícia!

bjs

Aline Neme disse...

Laurinha, a foto está tão linda mas tão linda que parece até de mentira esse penne divino!!!!

Afff... queijo parmesão ralado, uma tacinha de vinho tinto e nada mais para mim!!!! Sonhei agora!!!! hehehehehe

Bjundas

Fabi disse...

Laurinha, sem dúvida um dos meus molhos preferidos. As fotos estão maravilhosas. Bjos!

Nani disse...

Quer acabra comigo me mostrando essas belas fotos de massa, assim até estrago meu computador de tanto salivar, eu tenho verdadeiro fascinio por massas, por mim comeria todos os dias como se fosse arroz e feijão.
Beijos

Rê Gallo disse...

Laurinha, poderia comer esse prato todo dia!! Delícia!!
Bjs.

Fabrícia disse...

Os maridocos aqui são viciados em massa...isso para mim é confort food. Super reconfortante.
Bjs.

Anônimo disse...

Oi... adorei o macarrão 9é meu prato favorito)
Beijos
Thais

http://comereumbarato.com.br

Silvia Arruda disse...

Laurinha, a foto está apetitosa hehehe

Eu comeria este prato todos os dias. Eu amo macarrão.

Luciana Macêdo disse...

Estes tomatinhos fizeram toda diferença. Ficou demais!!!
Bjs!

Laurinha disse...

Filipa, acho esses tomatinhos tão charmosos... e gostosos!

Nana, oh, obrigada!!! Fotos com iluminação natural ficam tão mais boitas...

Fer, concordo!!

Marizé, também adoro manjericão!

Risonha, :DDD, só você mesmo... :)

Anjinha, obrigada!

Mariana, um, adoro 'esses galhos quebrados'... :DD

Pipoka, também gosto demais, o perfume estava tão bom, que até me esqueci do queijo...

Aline, menina, arrasou no seu delírio! Posso participar dele também?

Fabi, obrigada, linda!

Nani, sabe, eu também! Se pudesse, uma refeição por dia seria pasta... ou uma pasta de entrada, todas as refeições... mas daí corro o risco de ficar só na entrada!

Rê, é tão leve... obrigada, linda!

Fabrícia, e é mesmo, é sinal de carinho, para barriguinhas e espíritos!

Thais, meu também! Se bem que tenho alguns 'meu prato preferido'... :DD

Silvinha, hummmmmmm, delícia!

Luciana, deu um charme e um adociado todo especial!

Beijinhos a todos!!

Pitadasdilu disse...

Laurinha, essa tua massa ficou um luxo!
Bjos, Lú.

Iliane disse...

amiga..ficou linda a sua massa..parece foto de revista..a cor tá incrivel..e..sobrou só um pouquinho?comeria de olhos fechados..adoro massa..bjus

Gourmandisebrasil disse...

Clássico e perfeito!
bjo,
Nina.

cozinha da drica disse...

Laurinha que fome que me deu!!!!Foto linda receita maravilhosa!! Bjks

Carla disse...

Laurinha, como eu amo massa! Atirava-me já a esse prato que está com um aspecto delicioso! Linda apresentação!!

bjs, boa semana!

janeca disse...

Laurinha,adorei esta massinha!!Uauuu....

Deixei um miminho para si na minha cozinha passe lá.

Bjinho!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

hehehe acho que vai ser o jantar por aqui hj...

beijossss

Nereime disse...

Quanta coisa gostosa vc tem feito...e essa massa está de tirar o chapéu!!!
bjs

Anônimo disse...

Oi Laura!

É a primeira vez que comento aqui, embora seja uma freqüentadora assídua há algumas semanas... rs

Pretendo fazer um cheesecake de Romeu e Julieta que você postou alguns dias atrás, e tive uma dúvida enquanto copiava a receita: como você fez a bordinha da massa? A consistência dela é firme? Pq pela receita parece que fica bem líquida...
A receita à qual me refiro é essa:
http://docelaurinha.blogspot.com/2008/04/cheesecake-romeu-e-julieta.html

O penne de hoje parece ótimo também, me lembrou de quando meu pai plantava tomates cereja e nós tínhamos vários deles fresquinhos em casa... :D

Muito obrigada e parabéns pelo blog, é muito legal!

Beijos!
Cristine

Laurinha disse...

Lú, obrigada!!

Iliane, eu também adoro massa! Com molho vermelho, branco, com carne, com vegetais...

Nina, obrigada!! Êêêêê....!

Drica, também gostei das fotos...

Carla, então venha, vamos nos deliciar juntas!

Janeca, oba, vou lá jájá!

Anita, hummmmmmmmm! Posso ir jantar com você? ;)

Nereime, saudades... obrigada!

Cristiane! Olá, que bom que veio!
Re cheesecake, ele é delicioso. A massa é líquida sim, e com o assamento ela ganha a consistência, e depois com o resfriamento, fica perfeita. A 'bordinha' é formada naturalmente no forno...
Boa sorte e me conte depois como ficou, tá!
Agora, o penne, menina, como ficou bom! Vai ser feito outras vezes...com certeza!

Beijinhos a todos!

Marcia disse...

Belíssima massa! Penne é o tipo preferido dos meninos. As fotos estão bárbaras! Bj

Nysa disse...

só apetece comer.. as coras ficaram lindas!!! beijocas