sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Hoje é Dia de Panqueca !


Adoro panqueca! É uma opção deliciosa para o dia a dia.

Em vez de espinafre refogado, Panqueca de Espinafre Gratinada com Queijo!

Em vez de uma carninha, Panqueca de Carne com Molho de Tomate!

E no lanche, com frios é tudo de bom!


1 xícara (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) leite
1 colher (café) sal
2 ovos ligeiramente batidos
1 colher (sobremesa) rasa queijo parmesão ralado
margarina para untar a frigideira - não usei nem 10g

Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata bem. Deixe descansar por 2 horas, sem mexer. Normalmente eu preparo a massa na hora do almoço, ponho na geladeira, e no final da tarde preparo as panquecas, lembrando de tirar da geladeira uns 20minutos antes.

Aqueça bem uma frigideira, coloque uma nesguinha de margarina e faça com que ela se espalhe por toda a superfície da frigideira - faça isso antes de fritar cada panqueca.

Com uma concha, deite a massa na frigideira, e frite os dois lados, levemente.






Recheie a seu gosto, com um creme de palmito, queijos, verduras...

O recheio desta vez foi carne moída refogadinha com requeijão cremoso! Ficou 10!



Como sobraram 2 panquecas ainda sem recheio fiz uma versão doce.

Para cada panqueca, uma fatia de queijo branco, amassado com um garfo e misturado com uma colherinha de açúcar e umas raspinhas de limão, dobrei a panqueca em quatro e polvilhei açúcar em cima e queimei com o maçarico. Ficou divino! Panqueca brûlée!

Mas alguma arte eu aprontei na máquina fotográfica que perdi a foto... E já tinha me deliciado com a dita...

A idéia merece reprise, com certeza!

Rendimento: 12 panquecas, de 15cm de diâmetro

14 comentários:

laila radice disse...

aqui em casa comemos na hora do lanche ou no cafe da manha com uma boa colherada de doce de leite, ou manteiga com açúcar; nada light mas asim q manda a tradição da familia....mas adorei sua versao doce e o nome mais ainda!! só vc finérrima pra criar panquecas brulee!eheheh e que delicia essa de carne...hummm lembrou minha avo paterna, ela sim faz as salgadinhas...que eu tbm amo! enfim panquecas são sempre bem vindas! bjos ahh em casa gostamos bem fininhas então fazemos com água mineral ao inves do leite, fica bem legal a massa tbm!

Heidi disse...

Laurinha, a massa parece divina, e a sua panqueca brulee é mesmo muito chique :) abraços.

Silvia Arruda disse...

Eu tb adoro panquecas!! Adorei sua sugestão de recheio!! :)

Carla disse...

Muito bom, adoro panquecas!
Bjs, bom fim de semana

Marizé disse...

Laurinha, que recheios tão bons, obrigada pela sugestão.
Beijocas e bom fim de semana

Akemi disse...

Que recheio gostoso de carne com requeijão! E esta panqueca brulée é super original e nem duvido que seja deliciosa!

Laurinha disse...

Laila, panqueca, texturas e sabores à parte, adoro de qq jeito!

Heidi, um caso de amor!!!! :D

Silvia, minha preferida é com espinafre! :P

Carla, obrigada e bom finde tb!

Marizé, variando recheios e molhos, sempre tem um prato diferente!

Akemi, a arte foi demais mesmo :)

Beijinhos e bom final de semana a todas!

Nani disse...

Panqueca é mesmo ótimo! Eu faço lasanha de panqueca, salada de panqueca...
rsrsrs
As suas estão apetitosas!

anna disse...

Isto é o que se chama de boas e lindas panquecas...
Beijokas.

Cinara disse...

Laurinha, aqui adoramos todo tipo de panqueca! E quando faço as salgadas, também separo algumas para a sobremesa, geralmente recheadas com Nutella ou leite condensado... Mas pra o café da manhã eu já faço as americanas, aquelas mais grossinhas. Agora eu babei no seu recheio de carne moída com requeijão!!! Vou fazer loguinho! ;o) Beijos e um ótimo domingo, querida...

Valentina disse...

Ah, me deu saudade da minha mãe agora pois ela sempre fazia panquecas pra gente. que lindas estas tuas. Devem ter ficado bem apetitosas.

Laurinha disse...

Nani, até bolo de panqueca fica ótimo. Fazê-las de chocolate então!
:P

Anna, obrigada!

Cinara, humm american pancakes é tudo de bom também :P

Valentina, ficaram sim! Sabe que panquecas foram uma das 1ª coisas que eu me aventurei a fazer sozinha, ainda menina, tem gosto de boas lembranças, sim!

Beijinhos, meninas!

Fer Guimaraes Rosa disse...

essas foram as panquecas mais bonitas que ja vi. eu adoro esse prato, mas as minhas nao ficam tao lindindas, retinhas como as suas. hmmm! :-) beijo,

Beatriz Belliard disse...

estao tao perfeitas as tuas panquecas ! bjs